3 de fev. de 2011

Lançamentos na Semana do Quadrinho Nacional

Sabem que eu gostaria de postar todos os dias. Todos os dias colocar uma ilustra ou uma tirinha autoral nova, para que os amigos que dão uma passadinha ocasional recebessem essas pequenas artes como um “oi” amigo... mas eu não consigo e acabo deixando essas lacunas desagradáveis entre uma postagem e outra.

Mas mesmo sem todas as postagens que eu gostaria de fazer as artes estão em bom andamento e isso me deixa muito feliz. Não me refiro apenas às minhas artes, mas também as de alunos e colegas, as artes que me cercam de um modo geral. Vejo e acompanho muita gente produzindo e compartilhando arte e acho isso de riqueza muito grande.

Na semana passada tivemos em Londrina a 2ª Semana do Quadrinho Nacional, que foi muito positiva e aproveito essa postagem para fazer um balanço do evento deixando como referência imagens e comentários sobre as publicações independentes lançadas nesses dias e uma foto de algo que eu curto muito que é o intercambio entre artistas de diferentes locais do país e estudantes de arte e admiradores,... Enfim, a troca.

Obviamente que eu não posso falar do evento sem dar os parabéns e enaltecer a iniciativa e o empenho de Eloyr Pacheco em incentivar e difundir a arte de todas as formas possíveis, valorizando os jovens artistas e trabalhando ativamente pela formação de novos leitores.

Partindo para as publicações então, destaco primeiramente a Escorpião de Prata Especial, da qual tenho a honra de fazer parte do elenco de desenhistas e que saiu com um resultado editorial e gráfico “muuuuito bom!”.

A linha da revista, obviamente, heróis e aventuras. São três histórias de ação que mostram o estilo do herói capoeirista e seu histórico pessoal e também conta com a participação especial dos heróis, Lagarto Negro, de Gabriel Rocha e Penitência, de Marcos Franco.

A edição possui formato americano, 44 páginas, capa color e miolo PB e vem com um pôster assinado por Samicler Gonçalves. Sai ao valor de 10 reais e pode ser encontrada (inicialmente) na revistaria Odisséia em Londrina (Av. Jorge Casoni, 2242) ou encomendada pelo e-mail: eloyr.pacheco@bigorna.net


O segundo destaque é o da revista Cotidiano Continuo #2, produzida por, Rogério Curiel, Alan Bariani, Denis Alves e com a participação de Halisson Jr. Dêem uma visitada no blog da turma. A publicação, cujo tema está expresso no nome, fala do cotidiano. Pequenas histórias poéticas, de bom gosto, inspiradas em canções e nas experiências de vida de seus autores, todos muito talentosos por sinal, que garantem ótimo visual à revista.

Além de fazerem seu lançamento, os autores também fizeram uma bate papo com o público, contando suas experiências artísticas e os detalhes da produção do projeto.

A Cotidiano Contínuo tem 36 páginas em formato A5 (o famoso sulfite dobrado). Capa color e miolo PB e sai ao valor de 4 reais. Também pode ser encontrada na revistaria Odisséia ou encomendada pelo e-mail: vendascotidiano@gmail.com


A Tongo Comics #2 também foi lançada no evento, recheada de tiras e pequenas histórias de humor, muito legais, assinadas por Elton Silva, que além do lançamento da revista também fez um bate papo com a galera sobre quadrinhos de humor. A Tongo dois dá continuidade ao estilo de humor colorido e expressivo da Tongo um, tem formato pocket com 24 páginas, capa e miolo coloridos e sai a 2,50 reais. Encomendas podem ser feitas pelo e-mail: tongocomics@yahoo.com.br


Na foto (que encontrei no blog do Cotidiano Contínuo) temos um momento de descontração ao final do bate-papo e sessão de autógrafos de Rafael Albuquerque. Qual o tema? Adivinhem...

Em sentido horário estão, o ídolo Gustavo Machado (ele não gosta disso, mas é verdade) ao lado de Eloyr Pacheco (que também tem muitos admiradores e gosta de tê-los), depois Eu, à minha direita Rafael Albuquerque, no cantinho, quase fora da foto está Denis Alves e de costas estão Rogério Curiel e Alan Bariani. Atrás do Alan não sei quem é, mas lá no fundo em pé, bem desfocado está Humberto Yashima, o famoso H! Quanto ao mosaico sobre a mesa, fui eu quem fez por motivos ideológicos...

E é isso aí, assuntos afora, vou sempre tentar reduzir o intervalo entre as postagens, mas não vou prometer para não correr o risco de furar. Mas passa amanhã. Amanhã sim vou postar outras coisinhas, já tá agendado. E nos próximos dias vou por no ar o Fanzineria #3.

Abraços Quadrinísticos

Nenhum comentário: